O blog do Robson Pires, o Xerife, repercutiu a imagem de capa desta matéria hoje, terça-feira. Sem o aviso de FAKE, claro (veja o post dele aqui). Mentiras e distorções devem marcar a campanha até outubro.
A postagem do blogueiro potiguar serve para ilustrar o que podemos esperar do debate público nestas eleições: muita desinformação, manipulação e mentira. Um dos temas que já repercutem é a opinião de Lula sobre o aborto, sempre tirada de contexto.
O petista vem defendendo que o aborto deve ser encarado como problema de saúde pública. E está certíssimo. Anualmente, milhares de mulheres se submetem a procedimentos inseguros, pondo suas vidas em risco. E Lula está certo quando diz que são as mais pobres as que morrem por falta de atendimento médico digno. Embora ilegal, o aborto é acessível para quem tem dinheiro para pagar.
Não se trata de incentivar o aborto, mas de reconhecer sua realidade social e buscar formas de enfrentar um grave problema social existente. Lula talvez tenha errado no cálculo político ao se posicionar, mas não lhe faltou coragem para abordar um tema crucial com lucidez que vem lhe faltando em outros assuntos. Sua posição sobre o aborto é correta e merece ser conhecida, debatida, não avacalhada por mentiras e manipulações.