Em 2019, Divaneide Basílio (PT), assumiu uma vaga na Câmara Municipal de Natal, tornando-se a primeira vereadora negra da história da capital.
Em 2020, reelegeu-se, tendo sido a mulher mais votada, com 5.966 votos.
Diva elegeu-se deputada estadual em 2022, com mais de 50 mil votos, tornando-se a primeira deputada estadual negra da história do Rio Grande do Norte.
Em 2023, Divaneide propôs dois projetos sobre igualdade racial, que foram aprovados na Comissão de Administração da ALRN.
O primeiro institui o calendário negro no âmbito do RN, a ser publicado anualmente, prestando homenagens às cidadãs e cidadãos potiguares ou com atuação local, reconhecidos como negras e negros, com história de militância de combate ao racismo, promoção da identidade afro ou da cultura e religiosidade africana.
O segundo institui a Política Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao racismo institucional. De acordo com o projeto, todos os órgãos que integram a administração pública estadual, direta ou indireta, deverão promover medidas internas próprias para combater o racismo institucional, podendo associar-se para realização de campanhas, formações internas ou externas.
Neste Dia da Consciência Negra, nada mais justo do que ressaltar a história que vem sendo feita na política do Rio Grande do Norte por essa mulher negra.
E, suspeito, que melhor dessa história ainda está por vir.