A prefeitura de Natal lançou recentemente um projeto de revitalização do bairro da Ribeira, chamado “Reviva Ribeira”, que inclui restaurações e pinturas de fachadas, ordenamento de placas, letreiros, novos espaços culturais e incentivo ao turismo e à vocação comercial do bairro.
O projeto do município, orçado em R$ 30 milhões, foi habilitado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o primeiro passo para a execução. O projeto tem previsão de ser concluído em dois anos.
Inicialmente, segundo o município, serão restaurados imóveis no corredor da Praça Augusto Severo. São 17 casarões em quatro quadras no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.
“Gosto muito daqui, mas é um bairro fantasma, porque é o bairro, que surgiu às margens do rio Potengi, tem prédios históricos que sofrem com o abandono. Muitos imóveis ainda conservam as fachadas, mas os sinais do tempo e da falta de reformas demonstram a falta de cuidado que houve com a memória de Natal.” Diz depoimento.
Prédios históricos da Ribeira terão as fachadas recuperadas, com um investimento de R$ 104 mil. Autorização do Iphan deve sair em até 45 dias
De acordo com Fernando Fernandes, titular da pasta, a previsão é de que o serviço seja completo em um prazo de seis meses após autorização do IPHAN, a depender das condições climáticas e do estado das construções.
Contactado, o IPHAN confirmou que o material foi recebido e protocolado na tarde desta ultima quarta-feira, dia 4. A manifestação técnica deve sair em 45 dias.