Por Fernando Miller, do DCM – A empresa de transporte de Amsterdã, GVB, comunicou na terça-feira (09/04) sua decisão de suspender o uso do ‘X’ (antigo Twitter) como meio de comunicação, citando o “afluxo constante e anônimo de mensagens de ódio e a falta de supervisão do proprietário”. Com informações do site Agenda Capital.

A GVB, encarregada do transporte público na capital holandesa e regiões adjacentes, justificou sua medida visando proteger a integridade de seus canais de comunicação e assegurar um ambiente online seguro para seus usuários. Daqui em diante, a empresa empregará exclusivamente seus próprios recursos de comunicação, como seu site e o aplicativo de viagens GVB, conhecido como Gappie, para manter os passageiros informados sobre as questões de viagem.

“A dinâmica do site de mídia social X mudou ao longo do tempo”, observou a GVB. “O que inicialmente era uma plataforma para diálogo e compartilhamento de conhecimento evoluiu para um espaço caracterizado por mensagens de ódio e polarização. Essa realidade não está alinhada com nossos princípios organizacionais.”

“O site de mídia social X mudou nos últimos anos”, escreveu GVB. “O que começou como uma plataforma de diálogo e troca de conhecimentos tornou-se agora um lugar para mensagens de ódio e polarizadoras. Isso não se conecta com nossos valores sociais como organização.”

Enquanto isso, a empresa continuará sua presença nas mídias sociais, porém com uma abordagem renovada de moderação e engajamento construtivo. O GVB continuará utilizando plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram, reservando o contato direto com os clientes para canais mais privados, como WhatsApp e e-mail.

Essa decisão reflete a crescente preocupação com o uso nocivo das redes sociais e destaca a necessidade de garantir ambientes online saudáveis e inclusivos. Ao tomar essa medida, a GVB reitera seu compromisso com o bem-estar de seus usuários e com a promoção de um diálogo respeitoso e produtivo.

“Abrimos espaço para debates sociais internos e externos”, afirmou a transportadora. “Somos um reflexo da sociedade e consideramos fundamental que todos se sintam bem-vindos, seguros e valorizados.”

Com essa mudança, a GVB almeja fomentar uma cultura digital mais positiva e responsável, enquanto continua a oferecer um serviço de transporte público eficiente e acessível para os moradores e visitantes de Amsterdã.

A transição impactará os usuários do X que contavam com a plataforma para obter informações de viagem. A GVB espera que esses usuários migrem para seus próprios canais de comunicação. Essa mudança também pode servir de exemplo para outras empresas, indicando a possibilidade de abandonarem o X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.