Os Estados Unidos articulam o banimento do TikTok do país, sob a alegação de que o algoritmo da rede representa um perigo à soberania nacional.

Sustentam que, sob a influência do governo chinês, o aplicativo está mostrando mais para os usuários americanos pautas contrárias ao país, fazendo com que os usuários apoiem assuntos de interesse da China.

Sem entrar no mérito da ocorrência ou não do fato alegado, deve-se considerar que é perfeitamente possível: não existe liberdade de expressão completa nas redes sociais, porque, na prática, durante 80% do tempo em que estamos nelas, vemos o que os donos dos aplicativos querem que a gente veja.

E essa conjuntura pode, sim, ser prejudicial à soberania nacional.

Por isso é importante uma lei que regulamente as redes sociais, o que os com síndrome de vira-lata chamam de PL da censura.

Os patriotas com síndrome de vira-lata acham que os EUA devem banir o TikTok para se protegerem da interferência chinesa no país, mas o Brasil deve dar total liberdade ao X do Elon Musk, mesmo que isso prejudique a soberania do país.

Ou é muita burrice ou é muita má-fé.

Na verdade, acho que é um pouco dos dois.

O fato é que poucas coisas excitam tanto um patriota bolsonarista com síndrome de vira-lata quanto atentar contra a soberania nacional em prol dos interesses dos EUA.

Se o patriota for nordestino, fica igualmente excitado quando um bolsonarista do sul critica o nordeste.

Eu soube que ficam até “arrepiados”.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.