Evitarei falar o nome dele, chamando-o de PB, assim como ele se refere a Lula por Luis.

Sucintamente: a esquerda em geral faz comunicação política como há trinta anos, com notas de repúdio, ações judiciais, vídeos institucionais e publicações protocolares, isso quando não grava vídeos com aprofundamento teórico num tempo em que as pessoas querem conteúdos curtos e pré-digeridos.

Felizmente, Boulos em SP e Natália no RN deram um grande passo à frente da esquerda tradicional: estão apostando em tornar leves suas imagens, com memes, vídeos engraçados, fugindo dos chavões e buscando ser uma pessoa com a qual você conversaria sobre política num almoço de domingo.

Isso é suficiente para Natália, já que Carlos e Paulinho são ambos arcaicos em comunicação.

Mas, em SP, não é assim.

PM está um passo à frente. O que ele faz é guerrilha virtual, de um modo muito mais elaborado que os amadores da blogueiragem bolsonarista potiguar.

Veja insinuação de que Boulos usava coca.

Rapidamente a mensagem se espalhou, muitiplicada pelos mais de 12M de seguidores dele, extremamente engajados, em contrapartida à militância cada vez menos engajada da esquerda.

Boulos protocolou uma ação judicial, derrubou o vídeo, mas a mensagem já havia entrado na mente de milhões de pessoas, numa quantidade que certamente a resposta judicial de Boulos não alcançará e, até naqueles que alcançar, muitos ainda permanecerão com uma “pulga atrás da orelha”.

Foi premeditado. Esse tipo de premeditação não se combate com ação judicial, porque a ação judicial já é prevista.

Quando PM parece idiota, é porque quer parecer.

Duvida? Recomendo a entrevista dele ao podcast “Achismos” no Youtube.

Lá, ele explica como chega às pessoas por meio de publicidade gratuita, em razão da repercussão de suas polêmicas. Depois, após ser conhecido por elas, começa a utilizar gatilhos e reflexos condicionados, potencializados pelo seu alcance e seguidores.

A intenção dele é primeiro ser uma piada, para depois ser considerado politicamente viável, como Bolsonaro fez (involuntariamente) em 2018.

PM é inteligente.

Não é burro como Bolsonaro.

Por isso mesmo é bem mais perigoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.