Do Brasil 247 – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, criticou neste domingo a inoperância da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) diante do apagão da Enel, distribuidora da cidade de São Paulo. Cerca de 2,6 milhões de consumidores ficaram sem luz após uma tempestade atingir a capital paulista e região metropolitana.
“Importante lembrar: 1) a diretoria da Aneel, agência “autônoma” que manteve a desastrosa concessão da Enel, apesar do apagão de 2023, foi nomeada por Jair Bolsonaro, chefe de Tarcísio e de Ricardo Nunes; 2) quem entregou a Eletrobrás foi Bolsonaro, e Tarcísio entregou a Sabesp; 3) sempre fomos contra a privatização de energia e água. São Paulo está colhendo os frutos que esse pessoal plantou! É hora da mudança”, escreveu a deputada federal.
No último sábado (12), o Ministério de Minas e Energia enviou um ofício à Aneel em que exige que a agência cumpra o dever de cobrar celeridade da Enel para garantir o restabelecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a “agência claramente se mostra falha na fiscalização da distribuidora de energia, uma vez que o histórico de problemas da Enel ocorre reiteradamente em São Paulo e também em outras áreas de concessão da empresa”.