Zenaide é uma das principais aliadas do PT no RN desde sua eleição para o Senado em 2018, assim como seu esposo, o prefeito eleito de São Gonçalo, Jaime Calado, até pouco tempo Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Diante disso, chamou atenção o fato de que nem Zenaide nem Jaime declararam apoio a Natália Bonavides no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Natal, mesmo após o pedido expresso e público de Lula durante seu ato na Zona Norte.

O que estaria por trás dessa neutralidade?

Uma análise mais apressada nos leva a crer que a postura ocorreu devido um desgosto relacionado à campanha municipal de SGA, onde Jaime e Zenaide enfrentaram o prefeito do PT, Eraldo Paiva.

É possível que seja isso, mas não considero crível que políticos do tamanho de Zenaide e Jaime se deixassem guiar pela mágoa em vez do pragmatismo.

O que me leva a uma segunda possibilidade, menos apressada e de análise mais profunda: evitar
o fortalecimento de Fátima para 2026.

Zenaide tentará a reeleição, e Fátima tende a ser candidata ao Senado.

Mas só há duas vagas e, do outro lado, existe um Styvenson Arrogante Valentim infelizmente forte.

Natália prefeita fortaleceria muito qualquer projeto que Fátima planeje para 2026.

Há quem diga que para fazer com que Carlos Eduardo também não declarasse apoio, teria sido montada uma proposta focada em lançá-lo para deputado federal em 2022.

Não sei esta segunda análise é correta, mas, com certeza, é crível.

Em tempo: no artigo faço uma conjectura, não sei se corresponde à realidade.

Ainda que corresponda, sendo essa a estratégia de Zenaide, isso por si só não faz dela uma pessoa maliciosa, já que a postura “faria parte” do jogo, da disputa de poder e espaços inerentes à política eleitoral.

No fim, torço para que permaneçam juntos com o PT no combate à direita.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.