O Brasil registra novamente aumento do número de casos e de internações por infecção do Covid-19 e suas variantes. Os números têm mostrado alguma piora desde o fim de abril deste ano, em estados como o Rio Grande do Norte os leitos já estão lotados.
O Governo do RN publicou nesta terça-feira, dia 7, uma portaria com a recomendação da volta ao uso de máscaras, a publicação deu-se por conta do aumento no número de casos de Covid registrado nas últimas semanas no Estado.
“Em ambientes fechados, incluindo TRANSPORTES PÚBLICOS, LOCAIS DESTINADOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, AMBIENTES DE TRABALHO e ESCOLAS, por serem locais que apresentam maiores riscos para a disseminação da Covid-19”. A
Recomendação esta que já está no Diário Oficial do Estado e é assinada por Cipriano Maia de Vasconcelos, secretário estadual de Saúde Pública.
Também é feita a recomendação pela portaria, que os cidadãos concluam o esquema vacinal contra a Covid-19 com cobertura completa, com a dose de reforço de preferência.
“Visto que esta medida confere ao indivíduo menor risco de infecção”.
Nesta terça-feira (7), a recomendação já começa a valer, embora não seja mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados desde o dia 6 de abril.
A necessidade da testagem está presente na publicação assim como na Nota Informativa no 1/2022 que estimula a expansão da testagem para Covid-19 mesmo para aqueles que se encontram assintomáticos mas fizeram contato com infectados; assim como pede registro de todos os testes realizados no sistema do SUS.