Brasil 247 – O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou como “inaceitável” o novo aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, anunciado nesta quarta-feira (29) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Com a decisão, os juros chegaram a 13,25% ao ano, na primeira reunião sob o comando de Gabriel Galípolo, presidente do BC indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Esse novo aumento de 1 ponto percentual da Selic é um desastre que pode provocar uma desaceleração excessiva da economia e terá um enorme impacto fiscal”, afirmou Lindbergh em publicação nas redes sociais. Ele criticou duramente o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL), por ter “contratado” previamente as duas elevações consecutivas de juros na última reunião do Copom, em dezembro de 2024.

Play Video
O parlamentar apontou que Galípolo “não tinha muita alternativa” para evitar a medida sem gerar “uma grande crise”, mas destacou que o grande desafio da nova gestão será “sair dessa armadilha” e retomar uma política monetária que equilibre o controle da inflação com a manutenção do crescimento econômico e da geração de empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.