O caminhoneiro Marco Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, teria sido estimulado por Jair Bolsonaro (PL) a liderar ato de caminhoneiros em frente às refinarias da Petrobras no próximo dia 27, segundo o blog de Ricardo Noblat, no Metrópoles.
O bolsonarista Zé Trovão apareceu como principal líder dos caminhoneiros durante as paralisações parciais que ocorreram no último 7 de setembro, quando Bolsonaro realizou atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Noblat, se até o dia 27 não houver redução de preços dos combustíveis — o que Bolsonaro poderia realizar, mas engana seus eleitores colocando a culpa na Petrobras, na qual a União é acionista majoritária — os caminhoneiros realizarão greve.
Oposição de caminhoneiros a Bolsonaro
De acordo com reportagem do portal O Antagonista, lideranças de caminhoneiros dizem que, apesar do aumento no preço do diesel, não há até o momento nenhuma mobilização agendada contra a Petrobras ou o governo.
“Estes que estão convocando para manifestações são os mesmos que convocaram [manifestações] para setembro do ano passado, tentando derrubar o STF. O caminhoneiro autônomo não vai estar envolvido em nada, em nenhum tipo de paralisação ou manifestação no sentido de derrubar ou apoiar o governo, STF ou o que seja“, disse a O Antagonista José Roberto Stringasci, representante da Associação Nacional de transporte do Brasil (ANTB).