DCM – As redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ficaram fora do ar na tarde desta quarta-feira (4), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi determinada no mesmo dia em que o ministro decretou a prisão preventiva da parlamentar, que fugiu do Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Até o momento da publicação desta reportagem, estavam indisponíveis os perfis de Zambelli no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e YouTube. Também foi derrubado o perfil de Instagram de seu filho, João Zambelli, de 17 anos. Prevendo a retaliação, a bolsonarista havia alterado os nomes em seus perfis, passando as contas para a sua mãe, Rita, na tentativa de driblar a restrição nas redes sociais.

Moraes entendeu que a deputada deixou o país para “fugir da aplicação da lei”, conforme decisão que atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Lamentavelmente, o intuito criminoso de Carla Zambelli permanece ativo e reiterado, insistindo a condenada —mesmo que de modo atabalhoado e confuso— na divulgação de notícias fraudulentas, no ataque à lisura das eleições e nas agressões ao Poder Judiciário”, escreveu o magistrado, zombando da bolsonarista.

Segundo o ministro, Zambelli “pretende insistir nas condutas criminosas” com a fuga e tenta “descredibilizar as instituições brasileiras e atacar o próprio Estado Democrático de Direito”. A conduta, de acordo com Moraes, “justifica, plenamente, a decretação de sua prisão preventiva”.

Além das redes sociais, o ministro determinou o bloqueio de todos os bens e contas bancárias da bolsonarista. A ordem atinge salários, verbas parlamentares e qualquer ativo financeiro registrado em seu nome.

Bancos e instituições financeiras receberam prazo de 24 horas para congelar os recursos, incluindo movimentações por Pix e uso de cartões.

Também foram atingidos imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, ações, criptomoedas e títulos públicos ou privados. A Câmara dos Deputados foi notificada para suspender imediatamente qualquer repasse de verba ao gabinete da parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.