Otávio Rosso/ Brasil 247 – A Polícia Federal recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para acessar dados digitais relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão judicial permite a análise de arquivos eletrônicos, mensagens e e-mails armazenados em servidores, computadores, celulares e serviços de armazenamento em nuvem. As informações são do jornal O Globo.
O objetivo da medida é reunir provas no inquérito que investiga uma possível tentativa de desestabilização do Estado Democrático de Direito e de intimidação contra ministros da própria Corte. A autorização se estende também à apreensão e exame de mídias físicas como discos rígidos e DVDs.
Play Video
Na decisão, Moraes especifica que a PF poderá realizar a “análise do conteúdo (dados, arquivos eletrônicos, mensagens eletrônicas e e-mails) armazenado em eventuais computadores, servidores, redes, inclusive serviços digitais de armazenamento ‘em nuvem’, ou em dispositivos eletrônicos de qualquer natureza”.
Além disso, o ministro autorizou o acesso aos computadores e demais dispositivos eletrônicos encontrados durante buscas, incluindo comunicações registradas, com a exigência de que o código hash de todos os arquivos examinados seja registrado e preservado — procedimento utilizado para garantir a integridade e autenticidade das provas digitais.