Novo Notícias – O policial reformado do Rio Grande do Norte, Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Largatixa — que está preso desde maio de 2024 — se retratou publicamente em seu perfil oficial no Instagram por ofensas proferidas contra o advogado Gustavo Freire Barbosa. Na época das agressões verbais ele atuava como advogado do mandato da deputada federal Natália Bonavides (PT).
Na postagem, Wendel Lagartixa manifesta “retratação pelas palavras proferidas em vídeo divulgado em minhas redes sociais no dia 12 de maio de 2023, nas quais mencionei de forma inadequada no contexto de críticas dirigidas ao advogado Gustavo Henrique Freire Barbosa durante à sua atuação profissional enquanto patrono da Deputada Federal Natália Bonavides”.
Segundo afirma, na postagem, ele reconheceu “que, no calor do momento, utilizei expressões infelizes, que extrapolaram os limites da crítica legítima, e que acabaram atingindo a honra e a dignidade pessoal do referido advogado. Esclareço, no entanto, que não tive a intenção de comprometer sua reputação perante seus pares ou a sociedade”.
“Dessa forma, por meio desta nota, reconheço o excesso nas palavras proferidas e apresento minhas sinceras desculpas ao Dr. Gustavo Henrique Freire Barbosa, reiterando meu respeito à advocacia, à atuação profissional dos advogados e às instituições democráticas”, publicou.
A retratação pública foi resultado de um acordo judicial. Quem propôs o pedido de desculpas foi o próprio Wendel Lagartixa. Ele segue preso na Bahia e deverá ser julgado ainda este ano em juri popular no Rio Grande do Norte sob acusação de participar de um triplo homicídio.
Veja abaixo o pedido de desculpas público feito por Wendel Lagartixa ao advogado:
Confira a nota completa de Wendel Lagartixa:
“NOTA DE RETRATAÇÃO PÚBLICA
Eu, WENDEL FAGNER CORTEZ DE ALMEIDA, venho a público manifestar retratação pelas palavras proferidas em vídeo divulgado em minhas redes sociais no dia 12 de maio de 2023, nas quais mencionei de forma inadequada no contexto de críticas dirigidas ao advogado Gustavo Henrique Freire Barbosa durante à sua atuação profissional enquanto patrono da Deputada Federal Natália Bonavides.
Reconheço que, no calor do momento, utilizei expressões infelizes, que extrapolaram os limites da crítica legítima, e que acabaram atingindo a honra e a dignidade pessoal do referido advogado. Esclareço, no entanto, que não tive a intenção de comprometer sua reputação perante seus pares ou a sociedade.
Dessa forma, por meio desta nota, reconheço o excesso nas palavras proferidas e apresento minhas sinceras desculpas ao Dr. Gustavo Henrique Freire Barbosa, reiterando meu respeito à advocacia, à atuação profissional dos advogados e às instituições democráticas.
Reafirmo meu compromisso com a liberdade de expressão exercida com responsabilidade e dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o convívio democrático.
Por fim, externo o agradecimento ao Dr. Gustavo Henrique pela aceitação do meu pedido de desculpas e pelo perdão, o qual demonstrou em juízo humildade e sensibilidade como ser humano.
Natal/RN, 31 de julho de 2025.
Wendel Fagner Cortez de Almeida”