A investigação foi feita pelo Blog do Barreto e pelo portal O Potiguar. Alterei o título da matéria para deixá-lo mais imparcial. As documentações citadas na matéria você pode conferir no Blog do Barreto.
———
Dono de um discurso moralista de quem se gaba de economizar cada centavo na verba de gabinete, o vereador Matheus Faustino (UB) tem nos gastos com verba de gabinete uma situação no mínimo estranha.
Ele contratou em fevereiro, logo no início do mandato, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Lucio Sant’Anna Hallais.
Para serviços de “Consultoria e Assessoria na Área de Comunicação”, conforme descrito na justificativa.
Entre fevereiro e julho deste ano, Faustino já fez pagamentos a Renan Hallais que somam R$ 29.400.
Apesar do serviço voltado para comunicação, o militante do MBL, organização política que Matheus integra, se apresenta como um profissional especializado em “finanças, investimentos e banking”.
Na bio do Instagram, ele deixa claro que é coordenador do MBL de Pernambuco, o que sinaliza que ele não mora em Natal.
Já no perfil do Linkedin, que detalha minuciosamente sua formação acadêmica e atuação profissional, também não há nenhum elemento indicativo de qualificação ou experiência na área de comunicação que justifique os serviços.
Para reforçar a situação confusa, em postagem no X (antigo Twitter), Renan faz um comentário em que admite não ser “profissional de marketing”.
O Blog do Barreto entrou em contato com Faustino pelo bate-papo do Instagram, mas até a publicação desta reportagem ele não havia visualizado.