ICL – Insatisfeito com a saída do Brasil da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto), o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, reagiu de uma forma incomum. Em postagem feita em português no X, nesta terça-feira (26), Katz chamou o presidente Lula de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. Além disso, acrescentou uma imagem gerada por inteligência artificial em que o presidente brasileiro aparece como um fantoche controlado pelo supremo líder do Irã, Ali Khamenei.
“Vergonha para o povo brasileiro e para os muitos amigos de Israel no Brasil”, escreveu o ministro do governo de Benjamin Netanyahu.
Israel
Antes mesmo que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil respondesse à postagem, internautas brasileiros encheram a conta de Katz com ataques ao ministro israelense.
São muitas críticas ao massacre empreendido por Israel na Faixa de Gaza, em que o ministro e seus parceiros de governo são chamados de genocidas e assassinos.
Brasileiros publicaram imagens de inteligência artificial e outros tipos de montagens comparando a ação do governo israelense às práticas nazistas.
Houve também o “Vampetaço” que já é tradicional quando alguma personalidade de direita ataca o campo progressista: republicação das fotos que o ex-jogador Vampeta fez para uma revista gay na década de 80 onde ele aparece completamente nu.
Nas partes íntimas de Vampeta os internautas escreveram provocações como “cessar-fogo”, em inglês, e Brics.
Houve também manifestações a favor de Katz, como a de Eduardo Bolsonaro, que agradeceu a postagem do governante israelense.
A maioria dos comentários, no entanto, continha críticas ao integrante do governo Netanyahu e a Israel.