João Filho/Intercept – Se havia alguma dúvida de que o senhor Tarcísio de Freitas é um golpista, agora acabou. Por muito tempo, o governador de São Paulo se esforçou para figurar como um representante do “bolsonarista light” — esse delírio que conta com apoio maciço dos colunistões da grande imprensa. Mas rasgou-se a fantasia.

Em uma semana, o presidenciável queridinho do mainstream brasileiro disse não confiar na Justiça e foi além: articulou politicamente para afrontá-la em defesa dos golpistas condenados do seu grupo político. Se para os incautos havia alguma sombra de dúvida sobre as credenciais golpistas do governador, agora não há mais desculpa.

Quem, em 2026, voltar a dizer que Tarcísio é um candidato da direita moderada, um bolsonarista que sabe se comportar à mesa, estará brigando com a realidade dos fatos e fadado ao ridículo. Tarcísio é um golpista de quatro costados.

“Não acredito em elementos para ele [Bolsonaro] ser condenado, mas, infelizmente, hoje eu não posso falar que confio na Justiça, por tudo que a gente tem visto”, disse o governador paulista, em referência ao julgamento do líder da quadrilha golpista Jair Bolsonaro.

Mais do que isso, Tarcísio afirmou que a sua primeira medida caso seja eleito presidente da República será a concessão de um indulto ao assaltante da democracia. Trata-se de um presidenciável que demonstra desprezo pelas instituições democráticas e alto apreço pela sua gangue golpista.

Tarcísio não participou diretamente dos atos golpistas que culminaram com o 8 de Janeiro, mas acaba de se tornar um ator importante dos atos golpistas de hoje. Nesta semana, enquanto o STF encaminhou a condenação do líder da quadrilha, ele articulou com o Centrão para invalidar as decisões do tribunal através da aprovação de um projeto inconstitucional.

[Continua no site]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.