Abaixo, trecho de notícia do Jornal O Globo. Volto em seguida.
—
“Em um memorando de 17 páginas, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos começou a exigir que os cerca de 90 jornalistas credenciados para cobrir a agência obtenham aprovação prévia para publicar qualquer informação que lhe diga respeito, confidencial ou não, ou correm o risco de perder o acesso ao Pentágono. O documento ainda restringe a circulação da imprensa, designando grandes áreas do prédio como proibidas para a circulação sem escolta.
As novas condições, comunicadas na sexta-feira à noite aos jornalistas atingidos, representam um novo passo na luta que o presidente americano Donald Trump e seu governo travam contra a imprensa tradicional, que ele acusa de ser desfavorável a ele.”
—
O governo Trump segue caminhando em direção a uma ditadura.
Embora nos Estados Unidos a liberdade de imprensa sempre tenha sido tratada como “direito sagrado”, agora só tem essa liberdade quem defende o presidente.
Trump acusa o Brasil de fazer o que na verdade é ele que está fazendo.
Desde o início, apenas idiotas seriam capazes de acreditar que Eduardo Bolsonaro e Trump tramavam contra o Brasil por estarem preocupados com a liberdade de expressão e a democracia.
Com o decorrer do tempo, porém, algo mudou: para acreditar nessa dupla já na basta ser idiota, é preciso ser muito idiota.