Da Metrópoles – O grupo de brasileiros acompanhado pelo Governo Federal que aguardava permissão de autoridades do Egito, de Israel e da Palestina cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11) — horário de Brasília. Em postagem nas mídias sociais, o Palácio do Itamaraty comunicou que 32 brasileiros e parentes (foto em destaque) entraram em território egípcio por volta das 5h40, onde foram recebidos pela embaixada brasileira no Cairo, “responsável pela etapa final da operação de repatriação”.

A previsão é de que o grupo chegue ao Brasil entre segunda (13/11) e terça-feira (14/11). “Duas pessoas do grupo que constava da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, completou o Itamaraty. Também pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a operação: “Os brasileiros atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”.

Após idas e vindas no processo de negociações, uma lista com nomes de 33 brasileiros e parentes foi aprovada na sexta-feira (10/11) para liberação da saída pelo Portal de Rafah, prevista para aquele dia. Contudo, no posto de segurança da fronteira, eles acabaram impedidos de passar. A decisão se deu em consequência da forte presença militar de Israel ao redor de hospitais em Gaza.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.