Quimicamente dependente do chá de camomila nos últimos tempos, a blogueiragem bolsonarista (decadente) potiguar se apressou em noticiar que a União suspendeu a pesca do atum e empresas do RN podem ter prejuízos de até R$ 30 milhões, tentando colocar na conta de Lula.
O desejo é propagar o caos, a fim de obter o “quanto pior melhor”.
A verdade é que a pesca do atum precisou parar no último dia 15 até o final do ano, como consequência dos 4 anos de governo Bolsonaro, nos quais a política para o meio ambiente era “passar a boiada”.
Entre 2019 e 2022, o Brasil abandonou os tratados internacionais de sustentabilidade e excedeu em todos esses anos a cota de 6.000 toneladas.
Por causa do descontrole típico do governo do Messias Inelegível, o Brasil seria penalizado pelas órgãos de fiscalização internacional em 2024, “devolvendo” 1.587 toneladas, passando a pescar apenas 4,41 mil toneladas, o que traria um impacto social e econômico tremendo na cadeia de produção.
Havia inclusive proposta de cota zero para o Brasil, o que significaria a PROIBIÇÃO de nosso país de capturar e comercializar atum!
Com Lula, o Brasil retomou a credibilidade junto à Comunidade Internacional, especialmente no que se refere à preservação ambiental.
Na rodada final de negociações do ICCAT (Comissão Internacional para Conservação do Atum Atlântico – em inglês) encerrada em novembro, no Egito, o Brasil conseguiu aprovação para aumentar na temporada de pesca de 2024 o limite de captura de albacora bandolim. Ou seja, se com o bolsonarismo estávamos ameaçados de cota zero, com Lula poderemos até aumentar.
Para isso, a delegação brasileira apresentou um plano de devolução ao longo de cinco anos (2024-2028), além de iniciativas tecnológicas e a administrativa relevantes para a gestão pesqueira, com destaque para a recriação do Ministério da Pesca, extinto por Bolsonaro.
Para evitar a possibilidade de superar a cota de 2023, o que prejudicaria as negociações com a comunidade internacional, o Governo decidiu por um “gatilho de segurança”, suspendendo a pesca do atum ao chegar a 95% da cota atual de 5.441.
O que Bolsonaro destituiu, Lula tá reconstruindo.
A blogueiragem bolsonarista sabe, mas mente.