O Alto Oeste potiguar conta hoje com 4 representantes na Assembleia Legislativa. São eles: Raimundo Fernandes, Getúlio Rêgo, Dr. Bernardo e Galeno Torquato.
Com a ampliação do número de candidatos nas eleições proporcionais deste ano, a região deverá contar com uma disputa mais dividida pelos votos. O desafio que os 4 terão é de expandir suas bases para além do Alto Oeste.
No quadro atual, a situação mais tranquila é a de Dr. Bernardo, que tem sólidas bases por diversas regiões e uma atuação permanente em seus redutos, que incluem Almino Alfonso, Patu e Rafael Godeiro. Deverá constar entre os mais votados em outubro.
O veterano Getúlio Rêgo, de Portalegre, terá uma parada dura pela frente. Com 12 deputados concorrendo à reeleição, seu partido, o PSDB, deverá ocupar entre 6 e 7 cadeiras, segundo as projeções do Debate Potiguar.
Raimundo e Galeno, ambos de São Miguel, têm chances de escapar da peneira da chapa tucana porque desceram a serra e estão no Agreste, Potengi e Mato Grande.
Não custa lembrar que dificilmente a chapa do PSDB elegerá mais que 7 deputados estaduais em outubro. Além dos 4 parlamentares do Alto Oeste, há pelo menos outros 9 nomes fortes na disputa pelas vagas escassas. A montagem da superchapa do PSDB acabou comlicando a vida de seus candidatos. Provavelmente ninguém por lá será eleito com menos de 35 mil votos.