Guilherme Paladino/ Brasil 247 – A Bolsa de Valores de Tóquio viveu um início de semana caótico nesta segunda-feira (7), com o principal índice futuro da bolsa japonesa, o Nikkei 225, despencando a ponto de acionar o mecanismo de proteção conhecido como circuit breaker, que suspende temporariamente as negociações em caso de fortes oscilações. A informação foi noticiada pelo Wall Street Journal.

A medida foi ativada às 8h45 da manhã no horário local, quando os contratos futuros do Nikkei caíam mais de 8%, um tombo abrupto impulsionado pelas novas tarifas comerciais anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Play Video
A paralisação durou 10 minutos, como previsto pelo sistema de emergência do operador da bolsa japonesa, que tenta evitar movimentos especulativos extremos em momentos de pânico. O índice à vista do Nikkei chegou a recuar quase 9% no início do pregão, antes de recuperar parte das perdas e fechar a manhã com queda de 6%.

O colapso dos mercados não se limitou ao Japão. Bolsas em toda a Ásia seguiram o mesmo caminho: o índice Kospi da Coreia do Sul caiu 5%, enquanto os principais índices da China continental recuaram mais de 4%. Em Taiwan, que havia estado fechado na quinta e sexta-feira, o índice despencou quase 10%, forçando as autoridades locais a restringirem as operações de venda a descoberto.

A nova rodada de tarifas de Trump — e a sinalização de que não haverá recuo — causou um efeito dominó nas economias globais. Em declaração à imprensa, o ex-presidente norte-americano afirmou que os investidores “terão que engolir o remédio” e que não pretende negociar com Pequim até que o déficit comercial dos EUA seja resolvido. A China respondeu que “os mercados já disseram o que pensam” e retaliou à altura.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.