Uma das principais falhas da esquerda potiguar na comunicação política diz respeito à sua (in)capacidade de estruturar (por meios lícitos, obviamente) os comunicadores progressistas.
Nos quatro anos do Governo Bolsonaro, as rádios e blogs de direita do RN nadaram no financiamento do governo federal, sob as bençãos e a articulação do Rogério Marinho.
O Senador que venceu graças a Rafael Motta criou e estruturou, política e financeiramente, veículos e comunicadores de direita.
Com Bolsonaro, aparentemente, era tudo muito fácil de se fazer. Com Lula, é extremamente difícil.
Não sei até que ponto é má vontade do Governo Federal e até que ponto é ineficiência da nossa articulação, mas é quase impossível ter o apoio do Governo Lula para estruturar a mídia progressista do RN.
Quando anúncios do Governo Lula são mandados, ou são para blogs de centro ou de direita, alguns, inclusive, pasmem! editados por assessores de Rogério Marinho.
Agora, o Bolsonarista Giovanni, o blogueiro com maior alcance do RN, estruturadíssimo durante o governo Bolsonaro, publicou uma matéria indicando que a obra da adutora do Agreste seria mérito de Rogério, e não do Governo Lula.
Por mais que seja mentira, por mais que digamos a verdade, a narrativa dele atingirá mais pessoas, porque e tem mais alcance e estrutura que nós.
E, pelo menos até o momento, o Governo Lula não fez absolutamente nada para reduzir esse desequilíbrio.