Do Agora RN – A exoneração de indicados da vereadora Nina Souza, esposa do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), deu o que falar nas últimas horas. O prefeito Álvaro Dias chegou a declarar que ela “desagrega” na base. Paulinho não gostou da forma como tudo aconteceu. Em resposta, a pedido de Paulinho, o presidente da Federação das Câmaras Municipais (Fecam), Wolney França, exonerou a irmã de Álvaro, Andréa Dias. Horas depois, Andréa foi anunciada para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), cargo que exercia até 2021, quando foi exonerada pelo irmão. Ela foi secretária no primeiro mandato de Álvaro, teve um trabalho elogiado e agora retorna à prefeitura.
O prefeito de Natal alegou que a exoneração de pessoas ligadas a Nina foi uma reivindicação de parte da bancada da situação na Câmara. Segundo ele, a vereadora esposa de Paulinho vinha falando mal da gestão. Nina foi líder do prefeito da Câmara até 2022.
Nina sentou nesta semana com o deputado federal General Girão (PL). Os dois trocaram elogios públicos. Álvaro trabalha para fazer a sua secretária de Planejamento, Joanna Guerra, candidata a prefeita. Paulinho e Nina vêm juntando vereadores para outro projeto. As últimas decisões mostram que Álvaro e Paulinho estarão em palanques opostos este ano.
Encontro
Presidente do União Brasil de Natal, Paulinho Freire ligou para vários vereadores ontem assim que soube das exonerações na Prefeitura do Natal. Um encontro que não foi publicizado aconteceu com os parlamentares que não ficarão com a candidata do prefeito. Podem apoiar administrativamente na Câmara, mas não vão apoiar eleitoralmente.
Caneta
Nas próximas horas, o prefeito Álvaro Dias vai querer saber quem são os vereadores que estarão com ele e sua candidata. Álvaro estaria disposto a exonerar indicados de parlamentares que não vão apoiar o nome dele a prefeito.
Análise completa no site do Agora RN