A semana foi marcada por acalorados debates diplomáticos entre a China, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália em torno de uma sigla, AUKUS, até agora pouco conhecida mas que doravante se tornará um dos eixos das futuras crises militares internacionais envolvendo as potências ocidentais, a Ásia e a Oceania. O acrônimo reúne as iniciais dos três países em inglês (Au, UK e US).

Os primeiros passos desse triângulo formado pela superpotência do Norte, o reino britânico e o país da Oceania indicam que o AUKUS cumprirá um papel de vilão geopolítico, tanto quanto é a Otan na atualidade.

A China não tem dúvidas e já disse que o AUKUS representará um perigo para a paz e a estabilidade regionais e a segurança internacional.

Os três países, traçando linhas com base em uma visão política antichinesa, construíram um novo bloco militar que inevitavelmente aumentará as tensões geopolíticas, com possibilidade de militarização e aumento da corrida armamentista nuclear, a partir de um programa de construção e fornecimento à Austrália de submarinos a propulsão nuclear e o fornecimento de materiais nucleares. O acordo também inclui áreas como inteligência artificial, tecnologia quântica e cibersegurança.

O reforço do militarismo no Oceano Pacífico vai tornar letra morta o Tratado da Zona Livre de Armas Nucleares do Pacífico Sul e prejudicará os esforços dos países da ASEAN (Associação dos Países do Sudeste Asiático) para construir uma Zona Livre de Armas Nucleares na região. Já é voz corrente entre os países da ASEAN que sobrevém com o AUKUS o perigo da corrida armamentista nuclear na área.

O AUKUS é um acordo militar assinado pelos EUA, Reino Unido e Austrália em setembro de 2021. O principal objetivo é conter a China e firmar no Indo-Pacífico mais uma sólida base de operações sob a liderança do imperialismo estadunidense e cercar por todos os lados o país socialista asiático. A iniciativa está em linha com o objetivo proclamado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, de impedir a ascensão da China como potência mundial.

Confira a matéria completa no portal do Brasil 247

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.