GloboNews – Levantamento feito pela GloboNews aponta que temas, como regulação do PIX, regras do Bolsa Família e ataques contra as vacinas, estão entre os principais alvos de disseminadores de fake news. E que estas notícias falsas foram as mais desmentidas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde o início do terceiro mandato do petista, em janeiro de 2023, o governo desmentiu 400 notícias falsas pela plataforma Brasil contra Fake.

Além de mentiras sobre PIX, Bolsa Família e vacinas, o levantamento mostra que conteúdos sobre reforma tributária, criação de impostos, desempenho da economia e outros programas sociais também estão entre os mais explorados por propagadores de fake news.

Outras notícias falsas recorrentemente desmentidas pelo governo estão relacionadas ao pagamento de taxas ou acesso de dados econômicos da população.

Tentativas de golpe utilizando o nome do governo federal também são monitoradas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, como estelionato, subtração de dados ou falsidade ideológica.

Segundo a professora Rafiza Varão, da Universidade de Brasília (UnB), disseminadores de fake news focam na exploração de temas econômicos e se aproveitam de medos e inseguranças para manipular a população.

“Tudo o que mexe com o cotidiano do cidadão, de forma negativa – e pode ser por meio das fake news – funciona como açúcar para abelhas e a tendência é aglutinar os descontentes ou desfavoráveis em torno destes conteúdos”, diz a pesquisadora em desinformação.

[Continua no site]

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.