Gil Araújo/Saiba Mais – A mobilização por justiça fiscal e melhores condições de trabalho chegou às ruas da capital potiguar. O Plebiscito Popular 2025, uma iniciativa nacional promovida por movimentos sociais, sindicatos e entidades progressistas, já está em curso e busca ouvir a população brasileira sobre dois temas centrais: o fim da escala de trabalho 6×1 e a taxação dos super-ricos. Em Natal, a próxima ação será uma audiência pública na Câmara Municipal, marcada para esta sexta-feira (15), às 9h.
A proposta do Plebiscito é simples: perguntar à população se concorda com a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e com o fim da escala 6×1, regime que garante apenas um dia de descanso semanal , além de consultar se quem ganha mais de R$ 50 mil mensais deve pagar mais impostos, permitindo que pessoas com renda de até R$ 5 mil fiquem isentas de Imposto de Renda.
“É hora de dizer não à exploração e sim à justiça fiscal. Vem com a gente fortalecer essa luta do lado de quem trabalha e faz o país acontecer”, afirma a convocatória do mandato de Brisa Bracchi, que destaca a importância da audiência pública como espaço de mobilização popular.
Na última terça-feira (5), uma das urnas do Plebiscito foi instalada na calçada do Midway Mall, um dos centros comerciais mais movimentados da cidade. A ação simbólica levou o debate diretamente ao cotidiano da população. “A conjuntura política está intensa, mas não podemos esquecer do Plebiscito Popular, que tem tudo a ver com o que está acontecendo no país”, reforçou a vereadora. A urna segue circulando por diferentes pontos de Natal e região metropolitana, coletando votos e ampliando o alcance da campanha.
A votação teve início no dia 1º de julho e segue até o dia 7 de setembro. Além das urnas físicas espalhadas pelo país, há também a possibilidade de votação online, disponível aqui. A coleta de votos está sendo realizada de forma voluntária e descentralizada, com comitês populares, organizações de base e instituições sindicais atuando na organização do processo.
No Rio Grande do Norte, há pontos de votação em Natal, Mossoró, Apodi e Baraúna. A votação presencial acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h, e para participar, basta levar um documento com foto. Também é possível cadastrar uma urna e ajudar na coleta de votos, fortalecendo a mobilização popular.
[Continua no site]