Do DCM- O governo Lula está dialogando com prefeitos de cidades do Rio Grande do Sul sobre a aquisição de casas particulares não afetadas pelas enchentes para abrigar as vítimas do desastre.
O ministro das Cidades, Jader Filho, já realizou três reuniões virtuais com aproximadamente 50 prefeitos gaúchos. Na próxima semana, ele e o ministro Rui Costa (Casa Civil) terão novas discussões sobre o assunto no estado.
De acordo com as estimativas do ministério, é possível adquirir inicialmente 30 mil residências que estão desocupadas nessas cidades, destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 4.400, enquadrando-se nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Além disso, o ministério prevê que outras 10 mil casas do MCMV estarão prontas no estado dentro de 12 meses.
Ainda não foi definido um orçamento total para a compra dessas casas, mas o governo Lula se comprometeu a liberar recursos para abrigar aqueles que perderam suas residências.
Atualmente, o estado tem cerca de 65 mil desabrigados (que perderam suas casas) e 581 mil desalojados (que estão temporariamente fora de suas residências).