Por Jéssica Alexandrino, do DCM – A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou nesta segunda-feira (11) uma nova medida para apoiar o setor de saúde e a indústria no Brasil, zerando o imposto de importação sobre medicamentos essenciais para o tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer. A decisão faz parte de uma série de ações voltadas a facilitar o acesso a insumos de saúde e incentivar setores estratégicos. Com informações do g1.
Além dos medicamentos oncológicos, a Camex também eliminou as tarifas de importação para outros produtos importantes, anteriormente sujeitos a taxas que variavam de 3,6% a 18%. Entre os insumos que agora contam com isenção fiscal estão:
Produtos para a fabricação de luvas médicas, essenciais para o setor de saúde;
Materiais usados na produção de pás eólicas, contribuindo para o desenvolvimento de energias renováveis;
Componentes utilizados na produção de pneus;
Defensivos agrícolas, fundamentais para a agricultura nacional;
Lentes de contato de hidrogel, destinadas ao setor oftalmológico;
Filmes específicos para radiografias, indispensáveis em diagnósticos médicos.
Paralelamente, a Camex aprovou um aumento nas tarifas de importação para insumos de vidro com finalidades industriais e células fotovoltaicas, essenciais na fabricação de painéis solares. A justificativa para o reajuste é o incentivo à produção nacional desses produtos, fortalecendo a indústria local e contribuindo para a geração de empregos no país.
“Para fortalecimento da produção local e geração de empregos no Brasil”, disse nota do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.