Guilherme Arandas/DCM – O governo Trump encerrou um dos principais programas norte-americanos de pesquisa para vacina contra o HIV, interrompendo um investimento de US$ 258 milhões conduzido por consórcios liderados pela Universidade Duke e pelo Instituto de Pesquisa Scripps. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (30) por autoridades dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), responsáveis pela iniciativa.

De acordo com um porta-voz do NIH, a medida reflete uma mudança de foco para “estratégias já disponíveis” no combate à epidemia de HIV/AIDS. No entanto, pesquisadores alertam que o corte compromete décadas de avanço científico e pode atrasar ainda mais a descoberta de uma vacina eficaz contra o vírus.

Os programas descontinuados não se limitavam ao HIV: os estudos também impulsionavam tratamentos para a Covid-19, venenos de animais e doenças autoimunes.

Os cientistas das equipes de Duke e Scripps vinham investigando os chamados anticorpos amplamente neutralizantes, capazes de proteger contra múltiplas variantes do HIV — uma das abordagens mais promissoras até hoje.

“Acho extremamente decepcionante que, neste momento crítico, o financiamento de programas altamente bem-sucedidos de pesquisa de vacinas contra o HIV esteja sendo retirado”, lamentou o imunologista Dennis Burton, do Scripps.

Além de encerrar os consórcios de pesquisa, o NIH suspendeu o financiamento de um ensaio clínico da Moderna para uma vacina contra o HIV e interrompeu repasses para programas estaduais de prevenção.

O Departamento de Saúde do Texas recomendou a paralisação imediata de ações locais, enquanto o condado de Mecklenburg, na Carolina do Norte, já demitiu 10 profissionais de saúde pública.

“O impacto será global”, advertiu Mitchell Warren, diretor da AVAC, entidade internacional de combate ao HIV. Países africanos relataram queda brusca nos programas de prevenção devido à suspensão de repasses internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.