Do DCM – A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Ivan Rejane Fonte Boa Pinto ao Supremo Tribunal Federal (STF) por associação criminosa e incitação ao crime. A denúncia se refere ao suposto envolvimento de Ivan em atos antidemocráticos, que incluem ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministros do STF. A PGR afirma que há evidências suficientes para sustentar a acusação.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumenta que as provas indicam “a adesão do denunciado ao movimento antidemocrático”. Segundo ele, Ivan Rejane, ou Ivan Papo Reto, como também é conhecido, foi parte de uma associação criminosa e praticou incitação criminosa, particularmente no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023.

“Há, assim, prova suficiente de que o denunciado Ivan Rejane Fonte Boa Pinto aderiu à associação criminosa e à prática de incitação criminosa no contexto dos atos antidemocráticos que culminaram nos atos violentos de 8.1.2023”, escreveu Gonet.

Plano golpista, ameaças e ataques
A investigação da Polícia Federal (PF) revelou que Ivan usou grupos de mensagens para promover um golpe de estado. Ele teria enviado mensagens e vídeos para milhares de pessoas, incentivando uma “ruptura institucional” e angariando apoio para seus planos contra as instituições democráticas.

A denúncia cita que em 1º de julho de 2022, Ivan enviou para quase 9 mil pessoas uma mensagem para ingressarem em um grupo de mensagens chamado “Caçadores de ratos do STF”.

Papo Reto também compartilhava suas declarações em outras redes. Em vídeos no YouTube, o acusado realiza mais ameaças contra Lula, além de promover e incentivar transfobia.

Busca por apoiadores
As investigações apontam que Ivan buscava apoio de diversas pessoas para efetivar seu plano de ataque às instituições democráticas. Segundo a PGR, o denunciado possuía um projeto claro e elaborado contra o STF, o que resultou na denúncia apresentada ao Supremo. A decisão sobre aceitar ou não a denúncia cabe agora ao STF.

Vale ressaltar que, se o STF aceitar a denúncia da PGR, Ivan Rejane se tornará réu e responderá pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.