Do Agora RN – Apesar de figurar na condição de investigado por possivelmente ter incitado os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o deputado federal General Girão (PL) garante que sua pré-candidatura a prefeito de Natal está mantida.

A informação foi repassada ao AGORA RN pela assessoria de Girão, que afirma ter recebido com estranheza a informação sobre sua suposta desistência do pleito de 2024. Segundo a nota, até o momento não há mudanças quanto à sua pretensão de concorrer ao Palácio Felipe Camarão.

“Em nenhum momento me expressei em relação a isso. Pelo contrário, continuo dizendo que estou em um grupo político que, se decidir que eu serei o candidato, estarei entrando para a campanha com muito orgulho e garra”, afirma o parlamentar bolsonarista.

Girão, que está no segundo mandato como parlamentar, foi o segundo deputado federal mais votado de Natal em 2022, com 30.226 votos. Ele quer aproveitar o capital político adquirido nas duas últimas campanhas estaduais para tentar chegar ao Executivo natalense em 2024.

Na eleição do ano passado, ele só obteve menos votos na capital do que a deputada federal do PT, Natália Bonavides, que contabilizou 52.198 sufrágios. A petista também é pré-candidata a prefeita de Natal.

Caso Girão leve a disputa adiante, ele deverá ser o representante do bolsonarismo no pleito eleitoral de Natal e vai duelar, entre outros nomes, contra Natália Bonavides, que aparece em segundo lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, e contra Carlos Eduardo Alves (PSD), que tem liderado as sondagens pré-eleitorais até o momento.

“Acredito que, ao longo dos últimos anos, eu tenha sido o parlamentar que mais destinou emendas e apoio às gestões municipais de nossa capital, sendo um fator que justificou minhas expressivas votações em Natal em 2018 e 2022. A população sabe em quem confiar”, pontuou o general.

A pré-candidatura a prefeito de Natal do deputado foi lançada em maio passado durante um evento na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró.

Na ocasião, o general destacou o trabalho realizado por ele em prol da capital potiguar, cidade para a qual destinou cerca de R$ 37 milhões em emendas, contando o primeiro mandato e o atual.

O deputado também pleiteia o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que não poderá disputar a reeleição e já tem em seu radar vários nomes dentre os quais escolherá um para levar para seu palanque em 2024.

“Como patriota e que tanto trabalho pela cidade onde vivo e conheço bem, me coloco com opção ao prefeito Álvaro Dias, ao meu grupo político. Ninguém faz nada só, nunca fiz, quero somar para ser uma alternativa para o nosso grupo, para a população da nossa querida Natal. Fico à disposição. A decisão é do nosso grupo”, disse General Girão, na ocasião em que se lançou pré-candidato.

Investigação vai apurar se Girão incitou atos golpistas na capital federal

A investigação contra o deputado General Girão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no início desse mês. O inquérito vai apurar se o deputado do RN incitou os atos golpistas do 8 de janeiro que devastaram os prédios dos três poderes na capital federal.

A abertura do inquérito atende a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF). O prazo inicial da investigação é de 60 dias, mas pode ser prorrogado.

Além da suposta incitação aos atos golpistas, a PF também vai apurar se Girão cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito e associação criminosa.

O deputado chegou a se pronunciar, quatro dias após a abertura do inquérito, negando que tenha estimulado as ações antidemocráticas ou a depredação de quaisquer instituições.

“Diuturnamente, tenho demonstrado o empenho e dedicação sem quaisquer propósitos de incitação a atos antidemocráticos. Muito menos, ter estimulado a violência contra qualquer Instituição, da qual sou membro ou estabelecida pela nossa Constituição”, disse o parlamentar por meio de nota.

O deputado potiguar também garantiu que vai provar sua inocência na Justiça. “Quanto aos demais esclarecimentos, me reservo no direito de externá-los no âmbito do Poder Judiciário, onde demonstrarei e provarei mais uma vez minha inocência. Eu respeito e sempre respeitarei, rigorosamente, a Constituição Federal. Que a verdade, a justiça e a liberdade prevaleçam”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.