DCM – A pesquisa Ipespe divulgada na última quinta-feira (25) aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o chamado “ranking de presidenciabilidade”. Segundo o levantamento, 47% dos brasileiros acreditam que o petista seria um bom presidente, contra 50% que discordam. Em maio, apenas 39% tinham essa percepção, o que mostra crescimento da avaliação positiva.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi testado pela primeira vez e aparece em segundo lugar, com 35% dos entrevistados avaliando que ele seria um bom presidente, enquanto 62% rejeitam essa ideia. A diferença entre Lula e Bolsonaro é de 12 pontos percentuais.

Ranking dos nomes mais citados
A pesquisa avaliou 11 políticos perguntando se cada um deles seria ou não um bom presidente. Veja os principais resultados:

Lula – 47% disseram que sim; 50% responderam não
Jair Bolsonaro – 35% sim; 62% não
Tarcísio de Freitas – 33% sim; 50% não
Fernando Haddad – 32% sim; 54% não
Michelle Bolsonaro – 25% sim; 66% não
Ratinho Júnior – 23% sim; 55% não
Romeu Zema – 20% sim; 56% não
Eduardo Bolsonaro – 20% sim; 69% não
Ronaldo Caiado – 16% sim; 59% não
Flávio Bolsonaro – 16% sim; 74% não
Eduardo Leite – 11% sim; 63% não
A maior rejeição ficou com Flávio Bolsonaro (PL), apontado por 74% dos entrevistados como alguém que não seria um bom presidente. Já Eduardo Leite (PSD) e Romeu Zema (Novo) aparecem como os mais desconhecidos: 26% e 24% dos entrevistados disseram não ter informações suficientes para avaliar.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de setembro com 2,5 mil pessoas a partir de 16 anos. A amostra é representativa da população brasileira, considerando proporções de sexo, idade, localidade, escolaridade e renda. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.