Da Carta Capital – O presidente Lula (PT) confirmou na tarde desta terça-feira 11 que o primeiro voo da Força Aérea Brasileira
decolou de Tel Aviv com 211
passageiros, em uma ação para resgatar brasileiros em meio ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
“Estão previstos mais cinco voos até domingo. O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”, publicou o perfil oficial do presidente no X.
Segundo a FAB, a aeronave, uma KC-30 com capacidade para 230 passageiros, voará direto para Brasília, onde deve pousar às 4h da quarta-feira 11.
Até a manhã de segunda, cerca de 2,2 mil brasileiros iá haviam contatado a embaixada em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria é formada por turistas.
Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil moram na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a área do conflito.
Desde o último sábado 7, quando o
Hamas deflagrou um ataque terrestre, aéreo e marítimo contra Israel, mais de 1,8 mil pessoas morreram dos dois lados, conforme os levantamentos mais atualizados. Entre as vítimas estão dois brasileiros mortos em ataques do Hamas.