Ivete Sangalo fez um “ensaio para o Carnaval”, conforme ela mesma anunciou, na primeira noite do Festival de Verão Salvador, neste sábado (28). A cantora foi a atração principal do dia, que também teve Caetano Veloso com Gilberto Gil, Margareth Menezes com Majur e Larissa Luz e Criolo com Ney Matogrosso.
“Vamos ensaiar hoje para o Carnaval que é assim que vai ser”, disse a cantora, há anos uma das maiores atrações da maior festa de rua do país. Ela dividiu o palco com duas gerações de cantoras -Vanessa da Mata e Luedji Luna.
Ivete celebrou o que chamou de tempo de “maior liberdade, progresso, amor e esperança”. Mais comedida que no último Rock in Rio, quando fez um raro discurso político antes da eleição do ano passado, ela afirmou que o retorno das atividades presenciais depois da pandemia foi uma nova chance dada pelo tempo.
Depois, lembrou que “muitos países neste momento estão em guerra” ou “passando necessidades”. Mas o Brasil, ela disse, vive “mais do que nunca no conforto da democracia”, se opondo aos ataques golpistas deste mês em Brasília.
Com uma trajetória que se confunde com a do próprio festival, criado em 1999, Ivete celebrou a sua volta ao evento com desenvoltura e o público na mão. Mesmo suas músicas recém-lançadas, do EP “Chega Mais”, deste mês, estavam na ponta da língua da plateia.
Lucas Brêda/FolhaPress – Agora RN