ICL Notícias – O presidente Lula compartilhou nesta quarta-feira (20), em suas redes sociais, que telefonou para o presidente francês, Emmanuel Macron durante a manhã. A conversa durou cerca de uma hora, e nela os chefes de estado falaram sobre temas das agendas global e bilateral, como o tarifaço, aplicado pelo governo americano nos produtos brasileiros, e sobre acordos entre o Sul Global e países considerados desenvolvidos.

O primeiro tópico levantado na mensagem de Lula, foi a respeito da taxação americana sob o Brasil. Durante a conversa, o presidente disse ter reafirmado seu repúdio sobre o uso político dessas de tarifas comerciais. Lula ainda informou Macron sobre as medidas que o governo brasileiro tem tomado para proteger seus trabalhadores e empresas, como o recurso apresentado à Organização Mundial do Comércio contra as injustificadas tarifas norte-americanas.

Durante a ligação, também foi abordado o tópico de novas parcerias comerciais, e a abertura de mercados para a produção nacional. Os mandatários se comprometeram a avançar num caminho para a assinatura de um acordo entre Mercosul e União Europeia ainda nesse semestre.

Ficou pontuado, na conversa, o desejo mutuo de promover um comércio baseado em regras multilaterais entre países do Norte e do Sul Global.

Lula e Macron falam sobre a situação climática e Ucrânia
Lula afirmou que a COP-30 será a “COP de verdade”, que revelará os países que acreditam na ciência. “Destaquei a ambição das metas nacionalmente determinadas apresentadas pelo Brasil e realcei a importância de que a União Europeia e seus membros apresentem metas à altura do desafio que o planeta enfrenta. O presidente Macron reiterou apoio à realização da Cúpula em Belém e confirmou sua presença no evento”, disse o presidente em seu post.

Também foi abordado a questão da guerra da Ucrânia, que o presidente Macron elogiou o papel do Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China. Foi acertado que seria uma conversa sobre o conflito seria continuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.