ICL Notícias – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (12), que tomará medidas para proteger a população e os setores produtivos diante da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, a partir de agosto. A declaração foi dada através das redes sociais.
“A Justiça brasileira precisa ser respeitada. Somos um país grande, soberano, e de tradições diplomáticas históricas com todos os países. O Brasil vai adotar as medidas necessárias para proteger seu povo e suas empresas”, escreveu Lula.
No anúncio do tarifaço ao Brasil, Trump também citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). (veja a íntegra do documento)
A declaração de Lula deste sábado mantém o tom firme adotado desde o início da crise. Após o anúncio, o presidente afirmou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.
O governo deve ainda recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando que não há justificativa técnica para a medida. Dados da balança comercial demonstram superávit americano nas relações com o Brasil.
Trump é alvo de críticas nas redes
Internautas brasileiros geraram, nesta semana, uma onda de indignação após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Com os comentários bloqueados no perfil de Trump no Instagram, usuários passaram a deixar mensagens de protesto nas contas da primeira-dama Melania Trump e do vice-presidente J.D. Vance.
trump, Ameaça
Trump é alvo de críticas nas redes.
Trump restringiu os comentários na quinta-feira (10), após inúmeras respostas de brasileiros em suas redes sociais. Os brasileiros, então, direcionaram suas críticas para o perfil de Melania, pedindo que ela “controlasse” o marido e questionando a postura dos EUA em relação ao Brasil.