Guilherme Arandas/DCM – Durante visita oficial à França, o presidente Lula confirmou um acordo com 15 grandes empresas francesas para investir R$ 100 bilhões no Brasil até 2030. A declaração foi feita neste sábado (7), em Paris, antes do embarque dele para Nice, onde cumpre agenda internacional até segunda-feira (9).
O compromisso foi firmado na última sexta-feira, em uma reunião entre o presidente brasileiro e representantes do setor produtivo francês. “Se somarmos os investimentos que conseguimos na China e no Japão, veremos que estamos fazendo o que todo presidente da República deve fazer: atrair investimentos para o Brasil”, declarou Lula.
A França ocupa o terceiro lugar entre os países que mais investem diretamente no Brasil, com um estoque de US$ 66,34 bilhões. De acordo com a Presidência da República, mais de mil empresas francesas atuam atualmente no território brasileiro, sendo responsáveis por cerca de 500 mil empregos diretos.
Embora os detalhes sobre a distribuição dos investimentos ainda não tenham sido revelados, Lula destacou que os recursos devem fortalecer áreas estratégicas como ciência, tecnologia, inovação, defesa, sustentabilidade e segurança pública.
Ao lado do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou que as parcerias com a França abrangem projetos de alta tecnologia. Entre eles estão o satélite geoestacionário de comunicações, o supercomputador Santos Dumont e o Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, reativado em 2024 para financiar pesquisas científicas em parceria com instituições dos dois países.
Outro destaque foi a assinatura de acordos bilaterais nas áreas da saúde e biotecnologia. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formalizou novas colaborações com o Instituto Pasteur e outras entidades francesas, visando o desenvolvimento de vacinas e produtos laboratoriais.
[Continua no site]