Ricardo Stuckert/PT – O presidente Lula visitou o Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (19), para participar da cerimônia de inauguração da Barragem de Oiticica, crucial à segurança hídrica do sertão do Seridó. Iniciada em 2013 pela ex-presidenta Dilma Rousseff, a obra vai beneficiar 294 mil pessoas de 22 municípios. O governo federal destinou, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mais de R$ 163 milhões para permitir a expansão da estrutura do reservatório em 10 vezes.
Durante cerimônia no município de Jucurutu, Lula também assinou a ordem de serviço para o início da construção da Adutora do Agreste Potiguar, sistema de abastecimento de água pensado para irrigar 38 municípios da região. Os 171 km de extensão são fruto de R$ 448,46 milhões de investimentos federais e devem ficar prontos em cinco anos.
Acompanhado da governadora do Rio Grande do Norte e correligionária, Fátima Bezerra, e de aliados do governo, o presidente discursou à população local. Ele condenou a secular negligência do Estado brasileiro para com o Nordeste e o povo nordestino, especialmente no que diz respeito às dificuldades resultantes da seca.
“Hoje, eu estou aqui inaugurando um dos últimos trechos, e uma das últimas obras, da transposição das águas do Rio São Francisco, demonstrando que aquilo que a elite econômica brasileira não quis fazer, aquilo que os fazendeiros não fizeram, aquilo que os advogados que governaram esse país não fizeram, aquilo que os sociólogos que governaram e não fizeram […] o metalúrgico de São Bernardo do Campo fez essa obra”, afirmou, antes de ser ovacionado.
[Continua no site]