Brasil 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma agenda de viagens internacionais em 2025 com o objetivo de ampliar e fortalecer as relações comerciais do Brasil com países emergentes. Segundo a CNN Brasil, ainda neste mês, Lula visitará Tóquio, no Japão, e Hanói, no Vietnã.

Diante de um cenário global marcado pelo temor de uma guerra comercial, impulsionada pelas políticas econômicas dos Estados Unidos, o Brasil busca diversificar suas parcerias internacionais. O governo reconhece a China como um aliado estratégico, mas quer evitar uma dependência excessiva, explorando outras oportunidades na Ásia e na Europa. Ainda conforme a reportagem, a intenção do Planalto é demonstrar a interlocutores internacionais que o país tem opções comerciais variadas e independentes.

Play Video
A viagem ao Japão está prevista para ocorrer entre os dias 24 e 27 de março. Logo depois, entre os dias 27 e 29, Lula desembarca no Vietnã para encontros com autoridades e empresários locais. Como parte dessa estratégia de expansão comercial com países emergentes, o presidente também pretende participar da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, em outubro, caso receba um convite oficial. Se a visita se concretizar, Lula pode aproveitar para incluir a Indonésia no roteiro.

Além das relações comerciais, o governo brasileiro busca protagonismo nos debates climáticos. Em junho, a expectativa é que o presidente participe da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC), em Nice, evento que será crucial para as discussões ambientais e que se conecta diretamente com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro. No mesmo mês, a Cúpula Brasil-Caribe deve aprofundar debates sobre o impacto das mudanças climáticas na região, reforçando o papel do Brasil como interlocutor na agenda ambiental.

Ainda segundo a reportagem, a agenda internacional de Lula também inclui compromissos diplomáticos e estratégicos em diferentes regiões do mundo. Entre os principais eventos já mapeados pelo governo estão:

Abril/Maio: reunião preparatória com países africanos para debater a Aliança Global contra a Fome;

Maio: viagem a Moscou para o Dia da Vitória;

Junho: participação na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC), na Cúpula do G7 no Canadá e na Cúpula Brasil-Caribe;

Julho: Cúpula dos BRICS;

Setembro: Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU);

Outubro: possível participação na Cúpula da Asean, na Malásia;

Novembro: COP30 e Cúpula do G20 na África do Sul;

Dezembro: Cúpula do Mercosul.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.