Por Maria Eduarda Portela, do Metrópoles –
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, neste domingo (5/11), primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Inep, o presidente falou que 100% das escolas onde o Enem está sendo aplicado teriam energia elétrica. As unidades que estiverem sem luz irão contar com o apoio de um gerador.
“Todas as escolas estariam prontas, ou estariam prontas com energia consertada, ou aquela que não tivesse pronta teria gerador”, declarou o petista.
Lula garantiu que, caso alguma escola ainda tenha problema de energia e não consiga realizar a prova, os inscritos no local terão outra data para fazer o Enem.
Esta é a primeira vez que o petista visita o Inep durante a aplicação do Enem. Nos governos passados, Lula não acompanhou as aplicações das provas diretamente do Instituto Anísio Teixeira.
Durante a visita ao Inep, o petista esteve na sala de situação que monitora a aplicação da prova. Também estiveram no instinto o presidente da instituição, Manoel Palacios, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e a primeira-dama, Janja.
Cerca de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para realizar o Enem neste ano. A prova é uma das principais formas de ingresso nas universidades e institutos federais.
Luiz Inácio Lula da Silva destacou o crescimento no número de inscritos para a prova.
“Importante salientar que o Enem voltou a crescer. Ele caiu para menos de 3,5 milhões no ano passado e voltou para 3,9 milhões neste ano, numa demonstração do apetite de nossos meninos e meninas voltarem a estudar”.
Neste domingo (5/11), são aplicadas as provas de Linguagens, que inclui português ou espanhol de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.
No dia 12 de novembro, os candidatos farão as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A visita ao Inep acontece em meio a recuperação do presidente Lula de uma cirurgia no quadril. O petista também realizou um procedimento médico nas pálpebras, conhecido como blefaroplastia.