Denunciei nesta semana que há uma articulação contra a Petrobras e o seu presidente Jean, com o intuito de promover politicamente a direita e enfraquecer a estatal.
A articulação conta com a colaboração da grande mídia potiguar, encarregada de dar ampla publicidade aos atos da direita e distorcer os fatos relativos à estatal, sempre desconsiderando os inegáveis avanços obtidos pela empresa, como o maior valor de mercado de sua história e o crescente protagonismo internacional na discussão sobre energias renováveis.
Nas vezes que escrevi sobre o assunto, por cautela, não comentei se o Senador Rogério Marinho estaria ou não envolvido na articulação.
Hoje, 5, a Tribuna do Norte, que se tornou o “portal oficial das notícias que interessam a Rogério Marinho”, cujo dono é suplente do Senador, publicou a matéria “Rogério Marinho aciona TCU, PGR e MPF-RJ por suspeita de irregularidades na Petrobras”.
Eis a prova. Rogério é cabeça da articulação para enfraquecer Jean e a Estatal.
Foi sangrando a Petrobras publicamente que a direita chegou ao planalto em 2018.
Destruir a empresa com narrativas falsas e lucrar politicamente com isso é uma das “cartas na manga” para tentar retornar em 2026.
É muito fácil entender a estratégia.
O que não é fácil entender é o motivo pelo qual o Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste, está veiculando publicidade em portais editados por assessores de Rogério, inclusive a TN.