Migalhas – The Washington Post e The New York Times destacaram que ofensiva do presidente norte-americano fortaleceu presidente brasileiro e acendeu alerta na diplomacia dos EUA.

A recente escalada de tensões entre o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o presidente Lula e o STF repercutiu na imprensa norte-americana.

A imposição de tarifas de 50% sobre importações brasileiras, anunciada por Trump para agosto, somada à suspensão de vistos diplomáticos de ministros do STF, foi lida por dois dos principais jornais dos EUA como uma manobra com fins políticos – e de efeito oposto ao pretendido.

Sanção política com viés pessoal

Em artigo publicado no The Washington Post, o colunista Ishaan Tharoor descreveu a ofensiva (bullying) como uma tentativa explícita de interferência em favor de Jair Bolsonaro. A iniciativa, no entanto, gerou o que o jornal classificou como um “efeito bumerangue”, com críticas internas nos Estados Unidos e ganhos políticos inesperados para Lula.

Segundo o artigo, embora o pretexto das tarifas seja de natureza comercial, o objetivo político foi rapidamente revelado: pressionar o governo brasileiro a suspender o processo criminal contra Bolsonaro e retaliar o ministro Alexandre de Moraes, relator de investigações contra o ex-presidente e crítico ativo da desinformação em redes sociais – o que o colocou em rota de colisão com aliados trumpistas e com o empresário Elon Musk.

A ação da Casa Branca veio após articulação de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que se estabeleceu nos Estados Unidos e teria feito lobby junto à administração Trump.

Na última semana, ele apareceu em vídeo gravado nos jardins da Casa Branca e participou da CPAC – Conservative Political Action Conference na Argentina, reforçando os vínculos ideológicos entre a direita radical dos dois países.

[Continua no site]

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.