Na próxima quinta-feira, 9 de junho, ocorrem manifestações, seguindo o calendário nacional da União Nacional dos Estudantes e outras entidades estudantis que se opõem aos cortes na educação.
Em Natal a mobilização ocorre em frente ao Midway, às 15h.
O corte tem o valor total de R$ 8,2 bilhões no Orçamento da União e coloca em risco o funcionamento de mais de 100 instituições de ensino, além de prejudicar a produção de pesquisa nacional.
“A situação é extremamente grave para as nossas universidades federais e precisa ser revertida com urgência. Neste ano, a UFRN retomou as suas atividades presenciais de forma integral, com aumento significativo dos seus contratos, como energia elétrica e terceirização de serviços. Em contrapartida, fomos surpreendidos com este bloqueio. É nesta ação que está o orçamento de custeio da Universidade, que já havia sofrido corte de mais de R$ 11 milhões”
A falta de recursos irá afetar FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)