Por Mirella Lopes, Saiba Mais – Se tem uma coisa da qual o eleitor natalense não deve reclamar é da falta de pesquisas eleitorais, afinal, com 60 pesquisas registradas até o dia 26, Natal está entre as cinco cidades brasileiras com maior número de pesquisas eleitorais, ficando atrás apenas de Teresina/PI (75), São Paulo/ SP (70), Belo Horizonte/ MG (66) e Manaus/ AM (63). O levantamento é do jornal Metrópoles a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, foram listadas 120 cidades entre aquelas com mais pesquisas eleitorais. Parnamirim (33), Apodi (25), São Gonçalo do Amarante (25), São José de Mipibú (18), Macaíba (16), Mossoró (15) e Assú (14) também estão no ranking.
No caso de Parnamirim, foram realizadas 33 pesquisas, mais do que capitais como Curitiba, Recife, Salvador e Porto Alegre. Na cidade, que fica na região metropolitana de Natal, a disputa ocorre entre a Professora Nilda (Solidariedade) e Salatiel (PL). O município é o 17º do Brasil com mais levantamentos registrados no TSE.
Com resultados para todos os gostos, o levantamento mostra que muitas cidades do interior têm até mais pesquisas eleitorais do que muitas capitais.
Segundo matéria publicada hoje pela Agência Saiba Mais, estão previstas para esta segunda (30) a pesquisa AtlasIntel e a pesquisa AgoraSei contratada pela 94 FM.
Na terça (01), é a vez da pesquisa TSDois/TCM e Seta/Band RN. Na quarta (02), saem a Consult/Tribuna do Norte, outra pesquisa Rankig Brasil/O Potengi, mais uma Seta (dados da Justiça Eleitoral informam que o próprio instituto é o contratante) e Veritá (também paga pela própria empresa).
Na quinta-feira (3), será o momento de ver os números da Seta/Band RN e 100% Cidades (contratação própria). No dia seguinte (4), saem os levantamentos da DataVero/FM Nordeste, Exatus/Agora RN e Qualittá.
Já no sábado (5), último dia para a publicação dos levantamentos, é a vez dos números da Quaest contratada pela InterTV Cabugi, AtlasIntel e Seta.