Por Mirella Lopes, do Saiba Mais – Com eleições municipais pela frente, o jornal Folha de São Paulo, em parceria com o Data Folha, elaborou o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) através do qual são avaliadas as gestões municipais que conseguem entregar mais serviços, gastando menos recursos, nas áreas de educação, saúde e saneamento. Dentre as 5.276 cidades analisadas em todo o Brasil, Natal amargou a 1.955º posição. Numa escala que vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de um, melhor o desempenho, a capital potiguar teve baixas notas no campo da Saúde (0,492) e Receita (0,096).
Já na outra ponta, foram as cidades do interior do Rio Grande do Norte que surpreenderam. Santa Cruz (16º lugar no ranking) e Jardim do Seridó (18º) ficaram no top 20 das cidades com prefeituras mais eficientes do país.
Mas, apesar do bom desempenho geral, no quesito Receita Santa Cruz (0,072) e Jardim do Seridó (0,082) também tiraram nota baixa. Os dois municípios tiveram o melhor desempenho em Saneamento, com 0,836 e 0,823 pontos, respectivamente.
Além de Santa Cruz e Jardim do Seridó, também se destacam pelo bom desempenho na entrega de serviços as prefeituras de Pau dos Ferros (39º lugar no ranking nacional), Caicó (48º) e Currais Novos (97º). Por outro lado, Galinhos, município litorâneo conhecido pelas badaladas festas de réveillon, é a cidade com pior desempenho, alcançando o 5.056ºno ranking nacional.
No geral, as cidades mais eficientes estão no Sudeste, Nordeste e Sul do país. A pesquisa também mostra que os municípios onde o setor serviços e indústria agregam maior valor ao Produto Interno Bruto (PIB), tendem a ser mais eficientes. Já nas cidades onde o setor público e agropecuária têm maior peso, as prefeituras são menos eficientes. Para o ranking foram considerados não apenas os dados atuais, como também, as informações de gestões anteriores.
[Continua no site]