Do Brasil 247 – Ao inaugurar o Complexo de Energias Boaventura, antigo Comperj, nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar de forma contundente as privatizações e o desmonte de estatais brasileiras, especialmente a Petrobras. Em um discurso inflamado, Lula afirmou que a Operação Lava Jato teve um papel decisivo no enfraquecimento da empresa, ao invés de combater apenas a corrupção. “Se você quiser prender um corrupto, prenda o corrupto, mas deixe a empresa produzir”, afirmou o presidente, destacando que a intenção por trás da operação era desmoralizar a Petrobras para facilitar sua venda.

Lula, que retornou ao cargo máximo do país em 2022 após uma vitória eleitoral histórica, fez duras críticas à política de privatizações promovida nos últimos anos. “A tentativa não era prender corruptos; a tentativa era desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois falar: vamos vender”, disparou. Segundo o presidente, a venda de ativos estratégicos da estatal visava favorecer interesses privados, em detrimento do bem-estar da população e da soberania nacional.

Privatizações e o impacto no bolso dos brasileiros
Durante o discurso, Lula destacou que a venda de empresas como a BR Distribuidora e a Liquigás, antes sob o controle da Petrobras, não trouxe benefícios ao consumidor, como prometido na época. “O que melhorou para o consumidor brasileiro com a venda da BR? Barateou o combustível? Nada. Eles apenas se apoderaram de uma empresa que daria lucro para a Petrobras”, criticou.

O presidente também apontou que a venda de ativos estratégicos da Petrobras e de outras estatais, como a Vale e a Eletrobras, resultou em perdas significativas para o país. “A Vale está melhor agora que foi privatizada, ou era melhor quando era uma empresa do Estado brasileiro? E a Eletrobras? O que essas empresas privatizadas trouxeram de real benefício para o Brasil?”, questionou Lula.

[Continua nos comentários]

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.