DCM – O tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros ainda gera incertezas no campo econômico, mas já tem provocado efeitos positivos para o presidente Lula (PT) nas pesquisas internas do governo, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Segundo levantamentos diários (trackings) não oficiais conduzidos pelo Palácio do Planalto, a aprovação positiva de Lula superou, pela primeira vez desde a crise do Pix, em janeiro, os índices negativos de avaliação.

Esse movimento ascendente já havia começado com a adoção do discurso da “justiça tributária” e da narrativa “ricos contra pobres”, impulsionados após o embate com o Congresso em torno do aumento do IOF. A proposta de cobrar mais impostos dos mais ricos foi bem recebida por parte da população.

Para aliados do presidente, o tarifaço passou a ser visto como mais uma “arma política” na consolidação da liderança de Lula, sobretudo em contraposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujos aliados ainda divergem sobre como reagir à retaliação de Trump.

Segundo fontes do Planalto, Lula tem se mostrado “muito animado” com o efeito político do caso e acredita que esse episódio marca um ponto importante de retomada de sua liderança.

Acompanhe a discussão
Me notifique quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião, comente!x

Ao clicar no botão ACEITAR, O usuário manifesta conhecer e aceitar a navegação com utilização de cookies, a política de privacidade e os termos de uso do BLOG DEBATE POTIGUAR, moldada conforme a LGPD.