Laura Molfese/CNN – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é favorito em todos os cenários para a corrida presidencial de 2026 no Rio Grande do Norte, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (15).
Cenário 1
O primeiro cenário indica que Lula, com 42,5% das intenções de voto, sairia à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 32,1%. Em seguida, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 10,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), contabiliza 1,5%; o governador do Paraná, Ratinho Jr., é escolhido por 1,3% e o ministro dos Transportes, Renan Filho, aparece com 0,7%.
Outros 6,8% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. São 4,7% os que não sabem ou não opinaram.
Cenário 2
Lula também ultrapassa a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um segundo quadro, Lula ganharia com 43,1% dos votos, enquanto 26,4% dos potiguares votariam em Michelle.
Na sequência, Ciro tem 13%; Caiado soma 3%; Ratinho Jr. aparece com 1,9% e Renan Filho tem 0,5%. São 7,2% os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, já outros 5% não sabem ou não opinaram.
Cenário 3
Um terceiro cenário mostra a disputa entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que contabilizam 43,7% e 20,7% das intenções de voto, respectivamente.
Na mesma ordem, Ciro está como terceiro colocado com 13,8%. Desta vez, Ratinho Jr. com 2,7% dos votos, aparece à frente de Caiado, com 2%. Já 0,9% dos eleitores votariam em Renan Filho.
Outros 9,8% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. São 6,6% os que não sabem ou não opinaram.
[Continua no site]