A mais recente pesquisa do Instituto Ranking Brasil para as eleições em Natal, publicada neste sábado (3 de outubro) pelo portal O Potengi em seu canal no YouTube (@PotengiTV), traz um triplo empate técnico entre os principais candidatos que irão às urnas no dia 6 de outubro.
Com 3 mil entrevistas e margem de erro de 1,8% para mais ou para menos, a pesquisa Ranking/O Potengi para Natal deixa em aberto a composição do 2º turno na capital potiguar.
Na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Carlos Eduardo (PSD) aparece na liderança com 36,30% dos votos válidos.
Na segunda posição, com 31,00%, surge Natália Bonavides (PT), tecnicamente empatada com Paulinho Freire (UB), que tem 30,61%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 29, quando teve 39,15%, Carlos apresenta uma queda de 2,85 pontos percentuais.
Natália e Paulinho, na qual apareceram com 29,01% e 28,20%, tiveram crescimento de 1,99% e 2,41%, respectivamente.
Com 3 mil entrevistas e margem de erro de 1,8% para mais ou para menos, a pesquisa Ranking/O Potengi para Natal deixa em aberto a composição do 2º turno na capital potiguar.
Votos válidos (estimulada)
Os votos válidos são computados pela distribuição proporcional das intenções de voto dos candidatos considerando apenas o universo das respostas nominais (aquelas destinadas a um dos candidatos). Portanto, para o cálculo dos votos válidos são desconsiderados da soma total “Brancos e Nulos” e os que “não souberam ou não quiseram responder”.
Considerando apenas os votos válidos, os números da pesquisa Ranking/O Potengi são os seguintes:
Carlos Eduardo (PSD): 36,30%
Natália Bonavides (PT): 31,00%
Paulinho Freire (UB): 30,61%
Rafael Motta (AVA): 1,78%
Nando Poeta (PSTU): 0,23%
Heró Bezerra (PRTB): 0,08%